we also speak english 🇬🇧, y español 🇪🇸.

Oficinas infantis

e familiares.

Mi documento (111).png
Mi documento (80).png
Paisagens lúdicas onde a brincadeira aparece. Ambientes e cenários preparados para o assombro e a aprendizagem, onde as crianças e os adultos lançam a sua criatividade e comunicam numa linguagem comum.
Mi documento (82).png
Damos ferramentas úteis e valiosas para o desenvolvimento infantil através da brincadeira, baseando-nos em diferentes metodologias pedagógicas com o foco na neuroeducação e educação positiva, favorecendo o auto conhecimento e a criatividade como veículos de aprendizagem.
Mi documento (69).png
Mi documento (81).png
Queremos que a criança explore
e se desenvolva a ela própria experimentando. Queremos que o adulto possa recrear esse espirito de brincadeira da nossa infância, para ligar-se à criança e desfrutar de momentos juntos 
sem stress e sem presa.
Mi documento (112) 2.png
Mi documento (106).png

0-3 anos

PROGRAMA

MONTESSORI NEST 12-36 MESES

OFICINA MONTESSORI EM CASA

Bebés acompanhados 0-12 MESES

Mi documento (107) 2.png

3-6 anos

oficinas para miúdos

em formato infantil ou familiar.

AFFORDANCE

Mi documento (105).png

6-9 ANOS

oficinas para os mais crescidos

em formato infantil ou familiar.

ATELIER

NEST 

12 - 36 meses

Ambiente preparado para o descobrimento e a brincadeira na primeira infância.

Materiais de caracter Montessori e Pikler.

Propostas de atividades de exploração sensorial.

Respeito pelo desenvolvimento motriz autónomo.

 
Mi%2520documento%2520(65)_edited_edited.

NEST

O bebé “grava” durante o primeiro ano da sua vida todos os estímulos a que é submetido e utilizará essa informação para configurar a sua ideia do mundo anos depois. Grava tudo, desde o tom de voz que usas para falar com outras pessoas, os aromas que lhe chegam, até os actos de carinho e afecto que recebe.
Respeitando este momento desenhamos umas actividades que ajudam o bebé a conhecer-se a sim mesmo e o mundo com a prioridade conquistar o seu próprio corpo. E aos pais a brincar com o seu filho respeitando o subtil equilíbrio de estímulos que necessita nestes momentos.

 

SOBREVIVÊNCIA

CONQUISTA DO MOVIMENTO

12 - 24 MESES

Mi documento (76).png
As primeiras e mais transcendentes ligações neurais produzem-se nesta etapa da primeira infância. Maria Montessori fala desta etapa como "a formação do embrião espiritual”, termos místicos que pretendiam explicar esse processo de ligação neural que permite ao bebé conhecer-se e conhecer o mundo. 
Afloram emoções relacionadas com o desenvolvimento do cérebro primitivo, com a sobrevivência (fome, sono, frio ou calor…) e fazem-no de uma maneira muito intensa, como o seu instinto de sobrevivência lhes pede. Legitimar-las e dar-lhes atenção a partir da compreensão elimina grande parte do stress tanto para a criança como para os seus cuidadores.
Mi documento (78).png
Mi documento (68).png
O bebé conquistou o seu próprio movimento, já pode andar, começa a entender as suas mãos como ferramentas de precisão e está muito interessado em avançar na conquista do movimento. Continua com o desenvolvimento do “embrião espiritual”, ou seja, forjando a sua autonomia graças à energia vital que emana de si.
Começa a emancipação emocional.
O bebé quer provar, experimentar e investigar com as coisas, mas continua a ser muito pequeno, como tal, pode-se assustar e frustrar.
Precisa do ambiente preparado para explorar e acompanhamento afectivo e respeitador, sem julgamentos, que lhe permitam liberdade e resposta ao seus medos com ternura.
Começam a aflorar emoções mais complexas, ainda muito relacionadas com o sentido de sobrevivência, mas também aquelas que tem que ver com necessidades de conhecimento e exploração do mundo.
Para atender a sua evolução, propomos actividades de jogo, e as primeiras de expressão artística com grande carga sensorial. Com um foco totalmente abstracto mas guiadas por um fio narrador que oferece lugar para: aprender nomes, repetir o aprendido (nestas idades adoram a repetição porque lhes transmite muita segurança), aprender a classificar, coordenação com as mãos e com todo o seu corpo e os primeiros contactos com as instruções e as normas.

 

EXPLOSÃO DA APRENDIZAGEM 

O BEBÉ É UM

CIENTISTA

24-36 MESES

 

AFFORDANCE 

 3 - 6 anos. 

Duração - 60 minutos.

Proposta de exploração lúdica de desenvolvimento da criatividade.

Um antídoto contra os ecrãs :) 

Affordance é a capacidade de utilizar os objetos conforme as suas potencialidades. 

Numa disposição de materiais de fim aberto que facilita infinitas possibilidades de composição

e permite as crianças novos relatos para objetos naturais ou recuperados.

Mi documento (83).png
Dos 3 anos até aos 6/7 o mundo emocional da criança é a prioridade para uma formação saudável da sua personalidade e para fixar habilidades de vida muito valiosas para a idade adulta.

AFFORDANCE

Começa-se a interessar pelo mundo social, começa-se a interessar pelo outros meninos, até que à volta dos 6/7 anos abandona a sua visão egocêntrica do mundo (que lhe foi ditada pelo seu instinto de sobrevivência) e começa a desenvolver a empatia, a conseguir por-se na perspectiva do outro. Também aparece a vontade de colaboração, assim como a necessidade de se sentir útil e valioso dentro da comunidade, o sentido de pertencer.

DE 3 A 6 ANOS

BRINCADEIRA E ARTE.

LINGUAGEM SOCIAL.

Mi documento (109).png
O mundo vai-se mostrar seguro e belo. Uma bomba de ligações neurais produzem-se com cada experiência.
A linguagem desenvolve-se muito rapidamente, mas é preciso  recordar que, apesar de já falar, não é capaz de entender-nos em muitas ocasiões.
A criança é uma autêntica esponja e necessita igualmente de libertar a sua expressividade.
Queremos simplificar as propostas das brincadeiras, oferecer possibilidades criativas e de expressão artística para as crianças perceber o mundo desde a sua essência. Transformar os estímulos em instalações que permitam outros caminhos para o aprendizagem e a exploração sempre com respeito pela neurodiversidade.
 

ATELIER 

6 aos 9 anos. 

Duração - 60 minutos.

Atividades de expressão artística livre ou com inspiração.

Inspirada no trabalho do pedagogo Arno Stern e no seu atelier oferecemos as crianças

momentos de conexão com si próprios e em comunidade no exercício do desenho e a pintura.

Mi documento 6ff7ede.png
Depois de vários anos concentrado na realidade, o prático e o sensorial, a criança começa a ter a necessidade e a capacidade de se situar em relação às outras pessoas, ao tempo e ao espaço. A criança está preparada para entrar no mundo das ideias.

ATELIER

DOS 6 AOS 9 ANOS

MENTE ABSORVENTE 

NO UNIVERSO

A vida moderna põe-nos pela frente demasiados ecrãs, que nos coloca como meros consumidores dum mundo irreal cheio de estímulos para a mente absorvente da criança. Nos gostamos da tegnología, mas como ferramenta ao serviço da nossa criatividade.
Mi documento (79).png
educação pelas artes ajuda na integração das emoções e também do auto controle. Permite encontrar novas soluções, novas perspectivas, novos olhares. Crescer rodeados de arte desenvolve uma visão mas comprida, rica e variada. Faz florir a sensibilidade pela beleza, fulcral na construção duma atitude positiva.
Atelier de historia de arte donde se apresentam diferentes artistas e a sua obra e se experimenta e se brinca num ambiente inspirador.
Mi documento (5).png

As coisas dos miúdos e para os miúdos

aprendem-se só dos miúdos

Loris Malaguzzi

Mi documento (60) 2.png